quinta-feira, dezembro 28, 2006

rEtrOsPecTiVa RoCk


Uma recuperação do ano de 2006 no Rock às Pampas. A partir desse domingo às seis da tarde você vai "Re"-Ouvir, ou ouvir denovo, trechos de alguns dos programas que rolaram no ano que tá terminando.
Neste domingo, último do ano, vamos relembrar quatro programas. Dois de fevereiro e dois de março. Vão passar pelo Rock às Pampas Reprise "Arthur de Aguiar e os Colhedores de Algodão", Banda 333, "Os Daltons"e "The Pilhas".
É isso aí, como diz aquele velho chavão "recordar é viver". Rock às Pampas domingo às seis da tarde. Valeu!

Sertão, suspense e Beatles

Cardápio caprichado no último Direção e Arte do ano. Uma entrevista com o crítico musical Arthur Dapieve que fala da parceria entre Lennon e McCartney e a contribuição deles para a proposta musical dos Beatles.
O programa ainda traz detalhes do livro-DVD lançado por uma editora de Santa Maria. Proposta inovadora, o projeto alia um suspense (que lembra Dan Brow) com materiais audiosvisuais. Guimarães Rosa também é pauta, numa reportagem sobre os 50 anos de publicação de Grande Sertão Veredas. É só se ligar sábado, 30.12, 11h.

É tempo de religar

O Ambiente Vivo está recuperando temas importantes do programa em 2006. Neste sábado (30.12, 8h30) em pauta Espiritualidade e Meio Ambiente. Um pastor, um frei e um lama budista falam sobre a necessidade de religação do ser humano na natureza. O programa ainda mostra trechos do novo CD de Maria Bethânia, dedicado aos rios do interior do Brasil e que, de forma poética, fala da relação com a água, pedras, cachoeiras e o tempo.

quarta-feira, dezembro 27, 2006

sE o SeU cOrAçÃo...

bate feliz quando ouve "Carinhoso", que tal conferir algumas versões do clássico de Braguinha e Pixinguinha na 106.9. Elas vão aparecer na programação nesta quarta.
Braguinha faleceu neste final de semana. Muitas das mais populares canções do país sairam das mãos dele. O quadro versões desta manhã de quarta também fala dele, trazendo Carinhoso com o Pixinguinha e numa das gravações mais recentes, com Marisa Monte e Paulinho da Viola.

terça-feira, dezembro 26, 2006

vALeU aÍ JaMeS

Mick Jagger, Michael Jackson e David Bowie foram alguns dos que reconheceram várias vezes ter tido James Brown como inspiração. Voz imponente, movimentos frenéticos e muito carisma. Brown gravou mais de 800 canções e teve 17 músicas no topo das paradas segundo o ranking da revista Billboard. James Joseph Brown Jr. nasceu em 3 de maio de 1933 e morreu morreu nesta segunda-feira (25.12), aos 73 anos, num hospital de Atlanta (EUA). Ficam I Got You (I Feel Good), Papa's Got a Brand New Bag, Please Please Please, Living in América e tantas outras canções... Fica também toda contribuição ao funk e a influência no rock, jazz, reggae, disco, hip-hop e música eletrônica.

sexta-feira, dezembro 22, 2006

oLha o qUe jÁ foI e o QuE ViRá...


LISTÃO DOS APROVADOS – Na quarta-feira, dia de divulgação do listão dos aprovados do concurso vestibular verão 2007 da UNIJUÍ, uma cobertura diferenciada foi ao ar pelas ondas da 106.9. Alunos e egressos das 43 opções de cursos oferecidos pela Universidade foram ouvidos e fizeram uma saudação especial aos vestibulandos aprovados, falando também sobre a infra-estrutura disponível e do diferencial de cada um deles. Em conexão com a Unijui FM na divulgação do listão dos aprovados, as rádios Metrópole (Crissiumal) e Cidade (Tenente Portela).

DIRETO DO FORNO – Com o segundo programa da série que está relembrando 25 CD´s que marcaram 2006. Neste final de semana o programa relembra os lançamentos deste ano de Chico Buarque, Nando Reis, Artick Monkeys, o Tributo ao Odair José, Cambada Mineira e Marcelo D2. A série segue até o primeiro final de semana de janeiro. Sábado, 18h e Domingo, 19h.

ESPECIAL BEATLES – Love, o novo álbum da mais importante banda de todos os tempos pode ser conferido na íntegra em programação especial na Unijuí FM. As músicas eternizadas no coração de milhões de fãs estão editadas, combinadas e alteradas de um modo inovador e ousado em disco para a trilha sonora do Cirque du Soleil. Som que vai ao ar pela 106.9 neste sábado, às 15h, e domingo às 22h.

ENCONTRO CASUAL – Na ante-véspera de Natal o Encontro Casual vai contar com a presença do médico ijuiense Edemar Grimm Berg que possui um vasto acervo de cds com músicas natalinas de diversas partes do mundo. Grimm Berg faz uma seleção de algumas delas e conta de onde são, quais as particularidades de cada uma e como ele conseguiu os álbuns. Confira sábado, 10h.

DIREÇÃO E ARTE. – Janaíne dos Santos apresenta uma análise do fechamento dos cinemas de rua e discute políticas de distribuição de filmes com os professores da Unijuí Celestino Perin e Larry Wiesniewsky no encerramento de uma série de reportagens sobre os cinemas de rua da região noroeste do estado. O livro Mente e Cérebro, do professor da Unicamp Gastão Campos também está entre as atrações do programa. Sábado, 11h.

segunda-feira, dezembro 18, 2006

A Graforréia Tá de Volta!

A Graforréia Xilarmônica, isso mesmo, a Graforréia Xilarmônica está de volta depois de ter encerrado oficialmente suas atividades no ano de 2001. Mesmo desativada a banda manteve um show por ano desde o seu encerramento. No ano de 2004, realizou cinco shows: um em São Paulo, um no Rio de Janeiro e três no Rio Grande do Sul. Este feito de 2004 gerou a necessidade da banda retornar e seguir desenvolvendo o que melhor sabe fazer e que aparece em destaque no release da banda: "música própria com irreverência, música pop com pitadas explícitas de sonoridades regionais brasileiras, músicas radiofônicas com impressão digital como "Amigo Punk", "Eu" e "Nunca Diga" (regravadas pela banda Pato Fu), músicas novas para alegrar os corações e a alma de uma nova geração!"
A novidade não é só o retorno, a Graforréia também tá com novo disco, gravado nos dias 11 e 12 de julho de 2005 ao vivo no Bar Manara em Porto Alegre. O lançamento ficou pra esse ano. Destaque para as guitarras de Marcelo Birck, guitarrista, fundador da banda e co-autor da maior parte das músicas.
O cd chega no dia 22 de dezembro. Os agora ex-viúvos da graforréia, os fãs, vão poder conferir a gravação nua e crua, sem regravações e com seus 'desafinos'.
Segundo a banda neste disco estarão presentes: músicas que são cantadas pelo Brasil afora, músicas conhecidas pelos iniciados e músicas inéditas.
A Graforréia Xilarmônica é : Frank Jorge (baixo e voz), Carlo Pianta (guitarra e voz) Alexandre Birck (bateria). Confira abaixo a ordem das músicas do disco que marca o retorno da Graforréia.

1. Patê (Marcelo Birck / Frank Jorge)
2. Eu digo 7 (Marcelo Birck / Frank Jorge)
3. Nunca diga (Frank Jorge)
4. bagaceiro chinelão (Marcelo Birck/ Frank Jorge)
5. eu (Marcelo Birck/ Frank Jorge/Alexandre Birck/Carlo Pianta)
6. meus dois amigos (Frank Jorge)
7. enchente de 41 (Frank Jorge)
8. amigo punk (Marcelo Birck/ Frank Jorge)
9. 40 anos (Marcelo Birck/ Frank Jorge)
10. Você foi embora (Carlo Pianta/ Frank Jorge)
11. dênis (Marcelo Birck/ Frank Jorge)
12. benga minueto (Leandro Blessmann/ Frank Jorge)
13. A Técnica do baixo elétrico (Marcelo Birck/ Frank Jorge)
14. benga velha companheira (Leandro Blessmann/ Frank Jorge)
15. colegio interno (Marcelo Birck / Frank Jorge
16. empregada (frank jorge)
17. sapato alto (Marcelo Birck/ Frank Jorge)
18. literatura brasileira (Marcelo Birck/ Frank Jorge)
19. rancho (Marcelo Birck/ Frank Jorge)

sexta-feira, dezembro 15, 2006

A gente também tá esperando o Listão

Isso mesmo. Não é só candidato que fica na expectativa. A equipe da UNIJUÍ FM também vive este momento de concurso Vestibular e vai estar mobilizada para a divulgação dos aprovados nesta quarta-feira. Além da tradicional leitura dos nomes a UNIJUÍ FM traz as informações sobre matrículas.


LISTÃO DOS APROVADOS
VESTIBULAR VERÃO 2007 da UNIJUÍ
Cobertura da 106.9 nesta quarta, 15h
Ouça on-line aqui

Recuperação de jovens infratores

Criada em maio de 2002, a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo - FASE provocou o fim da antiga Fundação do Bem-Estar do Menor – FEBEM. A FASE possui oito centros de atendimento no interior do estado do Rio Grande do Sul, sendo um deles na cidade de Santo Ângelo. A entidade é responsável pela execução de medidas sócio-educativas de internação e de semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, a adolescentes autores de ato infracional. Marcos Antonio Azeredo dos Santos, monitor da FASE em Santo Ângelo é entrevistado do programa Gestão Social e Cidadania (às 9h) deste sábado e explica os objetivos e as formas de atuação da entidade que hoje atende a mais de 40 jovens adolescentes. Confira!

terça-feira, dezembro 12, 2006

rEperCutindo oPiniÕes eM edUcaÇão

Após a indicação pela futura governadora Yeda Crusius, Mariza Abreu que ocupará o cargo de Secretária Estadual de Educação já fala em avaliação de desempenho dos professores e possíveis bonificações. Nesta terça-feira (12.12) oito Coordenadorias Regionais de Educação empossaram em Ijuí os diretores das escolas estaduais e aproveitando a deixa, ouvimos a opinião deles sobre o assunto. Todas as respostas você pode ouvir nos programas Rápido e Rasteiro (06h30min) e Plural (11h30min) desta quarta-feira, aqui na UNIJUI FM!

Navegando

Todas as tardes o Eletro Onda procura conectar quem navega pela net com sites e blogs bacanas e que merecem uma visita. Confere aí as nossas últimas dicas:

Livros Difíceis: As donas do site saem em busca de exemplares raros ou já esgotados e solicitados pelos clientes do site. Já aconteceu de encontrarem o exemplar com o próprio autor e o livro vir autografado em nome do cliente.

Estante Virtual: O site reúne o acervo de mais de 300 sebos espalhados pelo Brasil e facilita a vida de quem quer procurar um livro por esse sistema. Basta pesquisar no portal.

Pegada Ecológica: Alguma vez pensou na quantidade de Natureza necessária para manter o estilo de vida que você leva? Este teste funciona com você respondendo as perguntas e conforme as respostas, avalia o impacto no Planeta das opções que você faz no dia-a-dia, daquilo que consome e dos resíduos que você gera. Um dos locais que disponibiliza o teste é este aqui.

segunda-feira, dezembro 11, 2006

É hora de requentar

De tudo aquilo que trouxemos prá você, Direto do Forno, chegou a hora de espremer e recordar os CD´s que mais se destacaram neste ano. Nomes confirmados e ilustres desconhecidos que o programa mostrou voltam agora em 4 programas especiais. Deste final de semana, 17.12 até o primeiro sábado e domingo de 2006, o Direto do Forno recupera sons marcantes. E prá começar, nestes dias 16 e 17.12 vamos relembrar os CD´s O Rappa Acústico MTV, Jamie Cullum, Paula Santoro, os dois álbuns da Marisa Monte e Neil Young.
Na 106.9 - Sábado, 18h e Domingo, 19h

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Al otro disco de Drexler

Comenta-se que o título de 12 segundos de oscuridad saiu do tempo que leva a volta dada pela luz de um farol. Poético, não é? E melancólico, calmo, bem arranjado. São adjetivos do CD que traz uma ótima releitura de High and Dry, dos Ramones; a parceria de Vitor Ramil (música) e Drexler (letra) na faixa título e alguns efeitos eletrônicos que são modismo da nossa época. Um belo CD de um cara que está no topo da lista dos "best" da América Latina. Se eu fosse você, deixava um bilhete na geladeira prá não esquecer.
Direto do Forno com 12 segundos de Oscuridad, do uruguaio Jorge Drexler ( o mesmo que ganhou o Oscar de Melhor Canção em 2005).
Sábado (09.12) 18h e Domingo (10.12), 19h.

quarta-feira, dezembro 06, 2006

mAGaZinE! notícia em revista

Um novo quadro informativo nas tardes da 106.9 começa a rodar hoje, é o mAGaZinE. Com diferentes focos, a idéia do quadro - que vai ao ar no Rádio Idéia - é fazer breves incursões nas matérias das revistas em circulação e trazer para você, ouvinte, um pouco do que recheia as páginas das publicações. Em sua primeira edição o destaque do mAGaZinE de hoje é.... surpresa! Confira a partir das 15h na programação da UNIJUI FM!

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Música celestial com toques cítricos

Falamos de Laranjas do Céu, novíssimo álbum da banda gaúcha Os The Darma Lóvers. Amigos de Frank Jorge, adeptos de uma vida zen e utilizando a música para passar a sua mensagem, os Lóvers fizeram uma versão de Quando o sol bater..., sonzinho que muita gente cantou junto com o Renato Russo. É só se ligar na UNIJUÍ FM que a canção vai pintar na programação. Mais sobre a banda? Só entrar aí no site deles.

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Pedalar: Um bom exercício para o corpo e para mente

Pedalar, segundo especialistas, é um dos exercícios mais completos que se pode praticar. Esse será um dos assuntos deste sábado no Encontro Casual, da Unijuí FM.
Uma aventura de bicileta de Ijuí a Bagé, tipos de bikes e assessórios, também vão estar na conversa deste sábado com Marcelo Hammarstron Muniz.Marcelo também fará a seleção de músicas do programa. Ele atua no ramo de bicicletas, em uma das empresas mais tradicionais de Ijuí.
Encontro Casual, sábado às 10 da manhã. Sintonize! Ou acesse www.radio.unijui.edu.br

Gestão Social e Cidadania

Se você se interessa por assuntos relacionados à cidadania, participação social e desenvolvimento, confira o programa Gestão Social e Cidadania: todos os sábados às 9h, aqui na UNIJUI FM! Neste sábado a discussão gira em torno da criação de um novo Conselho Regional de Desenvolvimento - COREDE no estado do RS a partir do desmembramento de 21 municípios do COREDE Noroeste Colonial - COREDE-NORC, com sede em Ijuí. A questão está gerando polêmica, mas é defendida pela Associação dos Municípios da Região Celeiro, que reivindica mais autonomia e proximidade no processo de decisão que envolve as atividades do COREDE. Confira as opiniões do presidente do COREDE-NORC Paulo Frizzo, do Presidente da AMUCELEIRO Rubens Furini e do Presidente do Fórum dos COREDES João Olavo Roses.

UNDER LINE no Rock às Pampas


O Rock às Pampas, programa da Unijuí FM que é dedicado ao Rock Gaúcho, destaca a cada domingo uma nova banda de rock de alguma cidade do Rio Grande do Sul. Desde o início já passaram pelo programa centenas de bandas, sendo elas já com alguma fama ou desconhecidas do grande público.
Neste domingo será a vez da banda portoalegrense UNDER LINE, os caras tem um EP gravado e batizaram o grupo com esse nome porque eles usam muito a internet de forma pessoal e para divulgar a banda.

Confira agora um pouco da história da UNDER LINE:

A banda UNDER LINE iniciou sua trajetória em maio de 2006, quando Gabriel decidiu montar uma nova banda e, sozinho, começou a gravação do single “Mais uma vez”. No meio das gravações, Gabriel sentiu necessidade de pôr mais impacto à bateria, no que chamou Rafael Vargas, (irmão do técnico de gravação, do estúdio que estava gravando) para ajudá-lo. Após gravado o single. Gabriel convidou Rafael para entrar na banda, e juntos saíram a procurar novos integrantes. Por conversas de MSN, Gabriel conheceu Rino, que assumiu o baixo(atualmente quem assume o baixo é Luciano Delucca), e logo após chamou Matheus para dar força às guitarras. Até então, o nome da banda era LONGUÁ, sobrenome de Gabriel, já que a banda contava apenas com ele mesmo. Com a entrada dos novos integrantes, Gabriel olhou pro teclado e viu uma “underline”... Foi amor à primeira vista.

UNDER LINE domingo no Rock às Pampas, domingo às seis da tarde. Valeu!

Cinemas de Rua

Hoje, em todo o Rio Grande do Sul, apenas dois cinemas de rua ainda estão em funcionamento, nas cidades de Santo Ângelo e Três Passos. Há cerca de duas semanas o último cinema de Ijuí também fechou as portas e com elas uma história que começou ainda na década de 1950. A partir deste final de semana, uma série de quatro reportagens especiais vão ao ar no Direção e Arte, às 11h na UNIJUI FM. A primeira reportagem traz um pouco da história dos cinemas de rua nesta região do estado e os motivos que os levaram ao fechamento.