quinta-feira, novembro 30, 2006

Prá ela não descer, ele subiu


Em fevereiro de 1975 o estudante Carlos Dayrell acordou cedo para fazer a matrícula na Faculdade. A caminho da UFRGS, em Porto Alegre, percebeu que muitas árvores em frente à Universidade haviam sido derrubadas para dar lugar a um viaduto. Indignado com a cena ele decidiu subir em uma tipuana para impedir que o trabalho das motosserras prosseguisse. Uma pequena multidão se juntou para apoiá-lo. As fotos do protesto percorreram o país. O que parecia impossível aconteceu: a árvore está de pé até hoje. Carlos Alberto Dayrell é o entrevistado do programa Ambiente Vivo deste sábado, 02.12, às 8h30, na 106.9. Ele recorda esse fato e explica o que é consciência ecológica de verdade.

quarta-feira, novembro 29, 2006

O Legado de George Harrisson

O dia 29 de novembro é uma data triste para todos os fãs dos Beatles e, conseqüentemente, do rock and roll. Há cinco anos o mundo perdia George Harrison, um dos quatro rapazes de Liverpool. Para muitos, além de um grande músico, George era um compositor fantástico, mas que foi ofuscado pela concorrência de Paul MacCartney e John Lennon. Ainda nos Bealtes, compôs clássicos como Something e While my guitar gently weeps, entre outras. Depois do fim do grupo participou de projetos com outras bandas e fez uma carreira sólida, sempre seguindo um estilo único que adotou desde o início de sua carreira. O timbre de guitarra inconfundível, sempre presente em suas música, acabou sendo influência para inúmeras bandas mundo afora, que percebem em George mais do que um coadjuvante dos Bealtes.

No Coletivo 106 de hoje, você ouve George Harrisson em outro momento de sua carreira, quando participou de um grupo só com compositores e músicos consagrados. Formado por Jeff Lynne, Tom Pettty, Roy Orbison, George Harrison e Bob Dylan o Travelling Wilburys durou pouco, mas marcou época no final da década de 80. O primeiro disco deles, Travelling Wilburys vol.1 estreou no 2º lugar das paradas. Mais uma prova da competência e da atitude musical de George Harrison.

terça-feira, novembro 28, 2006

Richard Powell na 106.9

Ele é um dos grandes guitarristas do Rio Grande do Sul. Veio aqui na UNIJUÍ FM bater um papo sobre o novo CD, a carreira e sobre a música do sul, numa entrevista para o Rock às Pampas (domingos, 18h)

UNIJUÍ FM vai à Escola


Foram 8 horas de programação ao vivo da EFA. A UNIJUÍ FM saiu do estúdio na quarta-feira para apresentar 4 programas direto da Escola Francisco de Assis, mantida da FIDENE. Um dia de interatividade e de espaço para conhecer a proposta e os projetos desenvolvidos na educação infantil, ensino fundamental e médio, além de trabalhos nos cursos técnicos e nas áreas de informática, tecnologia, escrita e meio ambiente. Professores, pais e alunos puderam, pelos microfones da 106.9, compartilhar suas experiências e vivências, em momentos de diálogo, de descontração e de interatividade. Um dia de programação diferente e aberta à participação de todos, num estilo livre, criativo e de construção coletiva, como é característico na Escola.